Assim como eu, muitas pessoas que estão entrando no universo da produção pode se confundir um pouco com qual tipo de microfone pegar: condensador ou dinâmico? E esse dilema pode até mesmo nos travar e acabamos nunca pegando nenhum com medo de fazer bobagem e rasgar dinheiro. Primeiramente, vamos entender as diferenças entre esses 2 tipos de microfones:
Condensador
1.Capta com muita sensibilidade. Ideal para gravar vozes, instrumentos acústicos e ambientes controlados de estúdio;
2.Precisa de phantom power (48v) para funcionar;
3.Tem um sistema mais complexo, com diafragma leve e uma placa carregada eletricamente;
4.Mais sensível, precisa de cuidados no manuseio;
5.Geralmente mais caro e voltado para gravações mais profissionais
Dinâmico
1.Mais resistente a ruídos externos. Ótimo para shows ao vivo, baterias, amplificadores e ambientes barulhentos;
2.Não precisa de phantom power (48v);
3.É mais simples. Funciona, grosso modo falando, como um mini alto-falante ao contrário;
4.Resiste a quedas, calor e até um pouco de pancada;
5.Mais acessível e excelente para palcos e gravações ao vivo.
Com essas informações acima, imagino que você conclua que para gravação o melhor caminho é comprar um condensador. Mas antes, tente responder essas perguntas:
1. Seu ambiente é tratado acusticamente?
O microfone condensador é mais sensível a som, então será que você conseguiria ter silêncio absoluto no seu ambiente e sem reverberação natural para gravar? Eu mesmo, tenho um microfone condensador Behringer C-1, e o som dele é muito bom para começar nas gravações. Porém, eu uso muito pouco, pois onde moro, com frequência tem barulhos do trânsito, tenho dois cachorros então eles podem latir de alguma forma, e dependendo do seu piso, só de eles andarem, já aparece na gravação (não é sacanagem! haha). Por conta disso, utilizo apenas meu microfone dinâmico para gravações: Sennheiser E-835, e estou achando muito bom, tanto para captação de voz, quanto de violão.
2. Sua interface tem Phantom Power (48v)?
Sinceramente a maioria das interfaces de áudio já vem com essa opção habilitada. Entretanto, se você tiver uma interface um pouco mais antiga, pode não ter essa opção, então vale se atentar com isso também!
3. Você vai usar apenas para gravação ou também para apresentações?
Caso você queira otimizar seus recursos, vale pensar se você vai usar o microfone para outras situações além da gravação. Se esse for o seu caso, compensa mais pegar um microfone dinâmico. E aí, conforme evoluir na produção e no seu espaço, começa a pensar em comprar outros tipos de micfrone.