É muito comum pensar que para começarmos a produzir, precisamos gastar toneladas de dinheiro para comprar os equipamentos, e ter um PC da NASA para conseguir trabalhar (spoiler: no site oficial do Studio One, os requisitos máximos são um PC com i3 e 8gb RAM). No vídeo eu mostro o notebook que comecei, e que ainda uso quando vou produzir alguém em algum lugar externo, e é um Lenovo S145, i5 de 8gb RAM, e ele me atendia surpreendentemente bem. Agora sem mais delongas, vamos lá para algumas coisas que você precisa ter para começar a produzir!
1. Interface de áudio
A interface de áudio é responsável por transformar o áudio mecânico em digital, e você vai precisar de uma para conseguir gravar seus microfones, guitarras ou qualquer outro que precise converter o som natural para o mundo digital e trabalhar nas mixes. Se você for fazer alguma música apenas usando samples, ou então fazer apenas o trabalho de mixagem e masterização, você nem precisa. Conectando o fone direto no PC, você já consegue ter o retorno e equalizar bem. Hoje eu utilizo a TASCAM US-1x2HR, que sinceramente me surpreendeu positivamente, pois apresenta baixa latência e pouco ruído. O link que deixei é de onde eu comprei na Alli Express e não paguei caro, mas aqui no Brasil o valor está um pouco mais salgado… Entretanto, essa não foi minha primeira. Eu comecei com a Interface Behringer U-phoria Umc22, que sinceramente? Me supria em TUDO! Alguns pequenos chiados que ela tinha um pouco a mais que a TASCAM eu conseguia resolver 90% das vezes com uma equalização boa. Além disso, se você não quiser arriscar pagar as taxações que estão acontecendo com mais frequência hoje (2025), pegar a Behringer pode ser uma boa alternativa!
Como escolher uma interface de áudio?
Sendo bem simplista e básico, considerando que você está querendo entrar no universo da produção, vou tentar ser o mais objetivo possível. O importante é ter pelo menos 1 entrada de cabo XLR (para microfone) e P10 (para guitarra, piano, etc). Nesses modelos que mencionei, já têm essas 2 entradas. Além disso, pense em que tipo de microfone você quer utilizar: dinâmico ou condensador? Caso você queira utilizar microfones condensadores, que captam o ambiente e são bons para captar violões, porém requer um ambiente bem tratado acusticamente, você precisa considerar que tenha o Phantom Power (+48V) para que funcionem corretamente. Cuidado!!! NUNCA ligue um microfone dinâmico com o Phantom Power habilitado!!!
Sua interface deve ter também uma entrada de fone de ouvido para conseguir monitorar o que está sendo tocado.
2. Fones de referência
Não, você não precisa ter alto falantes de referência. Como muitos pensam, isso não é fundamental, e MUITO PELO CONTRÁRIO! Se você está começando com o Home Studio, muito provavelmente você não tem exatamente um ambiente idealmente tratado acusticamente, então ter um monitor de referência pode acabar até te atrapalhando. Com os fones, você tem uma noção mais fiel de como sua mix está. Além disso, monitores de referências podem custar 2x, até 3x mais se comparado com um fone que entrega a mesma qualidade de áudio.
Eu utilizo o fone Audio-Technica M-Series ATH-M20, e acho excelente! O único contra que percebo nele é não ser tão confortável. As vezes uma sessão que dura horas pode ser meio incômodo, mas nada que um bom descanso não resolva para continuar!
Como escolher um fone de referência?
Ao contrário do que costumamos considerar, não devemos escolher um fone que pese muito alguma frequência (exemplo, Bass Boost), pois não é todo mundo que ouve dessa forma, com esses fones. Mas sim, devemos considerar um fone que seja o mais flat possível, com as frequências bem equilibradas e balanceadas. Dessa forma, você não “pesa a mão” em alguma determinada região de frequência. Ele também deve ter um estéreo bem distribuído, para que você possa ter noção exata de onde você está “encaixando” cada instrumento. Atenção também a taxa de distorção!!! Esse fone que recomendei, pode ser uma boa alternativa.
3. PC ou Notebook com um processador bom
Como antecipei anteriormente, você não precisa de uma máquina extraordinária para conseguir produzir. Por exemplo, o Studio One que é uma DAW não tão leve assim, sugere que você tenha um i3 com 8gb RAM de memória, mas eu sugiro pegar pelo menos um i5 para trabalhar com conforto. Eu particularmente nunca trabalhei com um i3, pois quando comecei a produzir, usei o mesmo note que usava para programar, e precisava ser um pouquinho mais potente. Existem outras DAWs que apresentam requisitos distintos, então antes de comprar, sugiro olhar no site da sua DAW de preferência para ver se atende bem!
4. (Bônus) – Aprenda um instrumento para produzir
Tenho certeza que você NUNCA irá se arrepender se aprender um instrumento, mesmo que você não seja produtora ou produtor (aliás, fiz um vídeo no canal falando dos benefícios de aprender um instrumento para o cérebro. Depois confere lá!). Mas caso esteja entrando na área da produção, aprender um instrumento vai trazer um diferencial muito bom para suas músicas. Você vai conseguir se conectar mais com aquilo que está criando, vai entrar na linguagem da música, vai ter contato com teorias, vai sair da caixinha… então você não tem nada a perder!
Tenho certeza que você NUNCA irá se arrepender se aprender um instrumento, mesmo que você não seja produtora ou produtor (aliás, fiz um vídeo no canal falando dos benefícios de aprender um instrumento para o cérebro. Depois confere lá!). Mas caso esteja entrando na área da produção, aprender um instrumento vai trazer um diferencial muito bom para suas músicas. Você vai conseguir se conectar mais com aquilo que está criando, vai entrar na linguagem da música, vai ter contato com teorias, vai sair da caixinha… então você não tem nada a perder!
Enfim, espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma!